32 KOTOBA | O RETORNO DA VERTIGEM E A OPÇÃO POÉTICA

Ukiyo-e "Tokonoma".
Ukiyo-e “Tokonoma”.

Depois de um intervalo intermitente, MEMAI  volta a ter atualizações mensais de artigos, ensaios e eventos, e  flashes e imagens sobre as artes japonesas, em sua página no Facebook.Voltamos no mês da estreia do blockbuster Godzilla, produção americana dirigida por Garethe Edwards no circuito comercial nacional. O monstro japonês Gojira, criado por Ishihiro Honda, já foi repaginado pelo menos 30 vezes, em filmes e ganhou até uma versão como personagem de desenho animado. Nas versões mais recentes, o lagartão, que representava o horror japonês à catástrofe nuclear, viu enfraquecer sua característica original como vetor de protesto político.  Para os fãs de Godzilla, as comparações serão inevitáveis.

Para nós, do MEMAI, o remake interessa dentro de uma crítica diacrônica, para conhecer a evolução do personagem ao longo da história contemporânea e  refletir sobre o seu significado em cada contexto histórico.  Mas deixemos a divulgação, alavancada pelo marketing da Warner Bros.,  para a grande imprensa. Preferimos divulgar  a caixa de  DVDs do cineasta Kenji Mizoguchi, contendo cinco clássicos de sua filmografia. Ou a saga de Tokuichi Idaka, registrada pelo cineasta independente nipo-brasileiro Mário Jun Okuhara no filme”Yami no ichi nichi- o dia que abalou a comunidade nipo-brasileira.

MEMAI opta pela divulgação da arte japonesa ou da arte que sofre a sua influência. Privilegia  o olhar poético antes do midiático. Às obras superexpostas dedica um olhar mais critico.E contempla as que permanecem  no tokonoma, o nicho que nas salas de chá guarda os documentos ou objetos sagrados no ritual da cerimônia de chá. Nem sempre teremos um  tokonoma  à disposição. Mas sempre podemos resguardar um nicho dentro de nós para guardar o que consideramos sagrado.

Marilia Kubota

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s