28 KINEMA | MOSTRA DE CINEMA NIKKEI : OS ARTISTAS

Cena de "Tomie Ohtake".
Cena de “Tomie Ohtake”.

Na próxima quinta-feira (31), a MOSTRA DE CINEMA NIKKEI apresenta dois documentários sobre o trabalho de artistas nipo-brasileiros : Susana Yamanouchi e Tomie Ohtake. O vídeo À flor da pele, de Bettina Turner, é um documentário que aborda alguns aspectos da cultura nipo-brasileira contemporânea. São fragmentos, pinceladas, movimentos através dos quais os imigrantes e seus descendentes se expressam e revelam a síntese de seu hibridismo, de sua cultura, de sua alma. O eixo narrativo se desenvolve a partir dos espetáculos solo de Susana Yamauchi:“À Flor da Pele” e “A Face Oculta”. O vídeo mostra a participação da bailarina e coreógrafa no projeto Yugen, quando realizou  intervenção na instalação de Tomie Ohtake.

Bettina Turner é jornalista , fez  especialização na área de fotografia, vídeo e cinema na BBC Open University Production Centre At Milton Keynes, em Londres, em  1982 e “em Edinburgo, Escócia, em 1983. De 1984 a 1992  trabalhou na área editorial, em empresas jornalísticas e agências de publicidade. Desde 1993 é sócia-diretora da Turner Imagem e Comunicação, agência produtora que realiza peças comerciais, didáticas e culturais multimídia. Desde 2002 vem produzindo e dirigindo documentários na área de responsabilidade social. Filmes:  “Virgem Mãe de Nossos Dias” (1994), Lucia Azul” (2000), “À Flor da Pele” (2001/2002) , “Guardiões do Oceano” (2002), “Jovens e o seu Potencial Criativo na Resolução de Conflitos” (2011), Zilda Arns (2011/2012), Grupo de dança Juanita (2011 / 2013 ) ..

E para finalizar a mostra, um documentário sobre a grande dama das artes no Brasil, Tomie Ohtake, realizado por Cacá Vicalzi e Zezo Cintra. Tomie Ohtake é a edição de várias entrevistas e depoimentos da pintora , ados à tevênos últimos anos. Tomie fala muito pouco, mas como na sua pintura, a gestualidade revela a sua grandeza. O DVD reúne os documentários e registros de imagens de O Traço Essencial, Tomie por Haroldo de Campos, Tomi-es e Arcos.

HOJE (25),  a  MOSTRA DE CINEMA NIKKEI abre com a exibição de curtas contemporâneos. Veja a programação aqui. Os filmes serão exibidos no Cine Guarani, a partir das 20 horas, no Portão Cultural – Avenida República Argentina, 3430 – Portão.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s