NOTÍCIA | FRANÇA TEM MUSEU COM ACERVO JAPONÊS

O Museu Guimet, na França, especializado em artes asiáticas, apresenta até 10 de dezembro uma exposição com 40 estampas de Katsushika Hokusai (1760-1849), autor da célebre obra “A grande onda de Kanagawa” e das vistas do Monte Fuji.

A obra de Hokusai foi fonte de inspiração para os pintores japonistas dos século XIX: : Van Gogh, Monet, Degas, Renoir, Pissaro, Klimt. A “grande onda” foi fonte de inspiração também para poetas e músicos, como Debussy, para criar a composição La Mer.

O Museu Guimet tem um acervo com 110o obras de arte japonesa, desde a pré-história à era moderna, especialmente o periodo Meiji – 1868. O acervo contém vasos de terracota do período  Jômon , Yayoi et Kôfun ,  estatuetas da arte búdica, esculturas e pinturas da arte japonesa do século VIII ao  XV. Mas o forte da coleção japonesa são os  kakemono, makimono e biombos dos séculos XVI ao  XIX, retratando a pintura japonesa, em especial o Ukiyo-e ( Imagens do Mundo Flutuante).  São mais de 3000 estampes reunidas por colecionadores.  Lacas, cerâmicas e espadas compõem ainda a diversidade do acervo de arte japonesa do museu, que fica em Paris e pode ser acessado aqui.

 

Leave a comment

obisponegro

Espaço para compartilhar textos de minha autoria e poemas que mexem comigo!

Devaneios Irrelevantes

Reflexões desimportantes de mais um na multidão com tempo livre e sensações estranhas

Marilia Kubota

Diário de poesia e arte

Farol Abandonado

poesia profana, solitária e melancólica

Palavras ao Vento...

Imagens,música,devaneios e poesias...

Blog de Maria José Silveira

INVENÇÕES VERDADEIRAS